Aprendizado fora da sala de aula

O Parque Zoobotânico possibilita outra maneira de aprender ciência

 

 Que tal uma aula ao ar livre? Não, este não é o sonho de crianças e jovens. É a realidade do Parque Zoobotânico. Por meio de atividades didáticas, desenvolvidas pelo Serviço de Educação e pelo Serviço do Parque Zoobotânico, estudantes podem conhecer as pesquisas realizadas pelo Museu Goeldi de uma forma diferente do método tradicional adotado pelas escolas.

São diversas possibilidades de ver, cheirar e tocar, de perceber a natureza à nossa volta. Animais, plantas, exposições, pesquisas, tudo serve de fonte de conhecimento para descobridores. O Parque Zoobotânico funciona como uma sala de aula viva, que proporciona aos visitantes conhecimentos sobre o ecossistema e o homem da região amazônica.

Um dos exemplos desta interação é o projeto Clube do Pesquisador Mirim, que há treze anos reúne crianças e adolescentes em torno de projetos de iniciação científica. O Clube é organizado em turmas com diferentes eixos temáticos, ofertadas anualmente, como biodiversidade, espécies ameaçadas de extinção, sustentabilidade e diversidade social. No decorrer dos encontros semanais, os estudantes produzem algo que expresse os resultados da pesquisa, como jogos, kits educativos, cartilhas, multimídias, vídeos, etc., apresentado em uma grande feira de ciências.

Mas não são apenas os pesquisadores mirins que podem usufruir do aprendizado pelo Parque. Todos os visitantes têm acesso às atividades educativas realizadas pelo Museu Goeldi, seja por meio de visitas escolares, de campanhas educativas, de oficinas e minicursos ou do trabalho dos monitores ambientais. De maneira criativa, o Parque Zoobotânico funciona como um centro de educação sadio e familiar, proporcionando a aproximação de jovens e adultos às pesquisas e problemas da Amazônia.

LINK https://marte.museu-goeldi.br/revitalizacaopzb/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=12

SITE https://marte.museu-goeldi.br/

Aula Fora

 

 Reciclagem

                               

Justificativa:

É muito importante a educação ambiental para todos, principalmente quando ainda crianças, pois é a fase em que tudo que aprenderem não se esquecerão. A educação ambiental é de suma importância, pois dela depende a conscientização do por que e da importância da preservação do meio ambiente.

Objetivo Geral:

Conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e os danos que a falta da reciclagem causa como: alagamento, dengue, poluição desmatamento, queimadas, extinção de animais entre outros. Alem de que a conscientização dos alunos também atinge seus familiares.

Objetivos Específicos:

Que os alunos percebam o quanto a limpeza é importante.
Aprender as cores das latas de reciclagem:

Verde=vidro
Amarelo=metal
Azul=papel
Vermelho=plástico
Marrom=orgânico

Conscientizar da importância de não jogarem lixo no chão, sobre a limpeza da sala e de suas casas

Produzir brinquedos com materiais reciclável.E depois utilizar esses brinquedos nas aulas lúdicas, e organizar uma exposição para que os alunos e as famílias possam ver o quanto é possível fazer com o lixo que na verdade não é lixo.

Conteúdos Específicos:

• Linguagem oral e escrita
• Pesquisas em revistas
• Identificar família silábica
• Ler e escrever numerais de 0 a 10
• Reconhecer cores e formas
• Capacidade motora
• Manipulação de tintas e pinceis


Materiais Necessários:

• Giz de cera
• Tinta guache
• Tesoura
• Cola
• Pincel
• Figuras
• Materiais recicláveis trazidos de casa


Desenvolvimento:
Apresentar aos alunos fotos do meio ambiente preservado e poluído.Enfatizar a importância da água, e dizer que temos que economizá-la pois um dia pode faltar. Explicar as cores dos lixos com desenho para eles pintarem. Construir brinquedos com sucatas trazidas de casa. Pintar garrafas Pets.

Avaliação:
Observação e análise do interesse da criança. Será um processo que mostrará a dificuldade de cada criança em relação a determinado aprendizado e tarefa.