Projetos
Projeto escolar incentiva o hábito e gosto pela leitura
Trabalho realizado em Senador Canedo (GO) venceu a 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil na categoria anos iniciais do ensino fundamental
Promover a alfabetização por meio do hábito e gosto pela leitura foram alguns dos objetivos desenvolvidos pelo projeto ‘Literar é só começar’, vencedor da 7º edição do Prêmio Professores do Brasil na categoria 'anos iniciais do ensino fundamental'.
De acordo com a professora e idealizadora do projeto, Silvia Gonçalves, a iniciativa realizada com alunos do 2º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Alexandre Pereira Lima, de Senador Canedo (GO), surgiu logo após um diagnóstico da realidade social dos alunos. “Ao assumir a turma, percebi que além de desmotivados a maioria não sabia ler nem escrever”, afirma.
Diante deste cenário, foram realizadas aulas de contação de histórias, que acabaram culminando na realização de atividades práticas e teóricas no ano 2013. “Percebi que os alunos se sentiam motivados pela leitura, então a chave seria essa: trabalhar a literatura em sala de aula” ressalta.
Metodologia
Para nortear o trabalho pedagógico, a professora recorreu ao conceito de ‘capital cultural’ do pesquisador francês Pierre Bourdieu. De acordo com o autor, o acesso aos saberes e conhecimentos está diretamente relacionado ao êxito escolar da criança.
Transmitindo esse conceito para a realidade local, Silvia Gonçalves, percebeu que qualquer intervenção deveria ser aplicada, a fim de modificar os hábitos familiares. “A prioridade foi apresentar aos alunos e pais, livros e obras de arte que muitas vezes ficam acessíveis às classes mais favorecidas”.
Para realização das atividades o acervo literário da escola foi utilizado durante toda a execução do projeto. “Cerca de 100 livros foram lidos durante todo o ano, além disso fizemos releituras de obras de arte de Tarsila do Amaral e Van Ghog”, destaca, completando que o trabalho foi desenvolvido em diálogo com outras disciplinas.
Sacos de tecido localizados no depósito da escola foram utilizados para confeccionar as ‘sacolas literárias mágicas’. Toda semana, cada aluno levava um livro para casa e compartilhava a leitura com os pais.
Segundo a idealizadora do projeto, as atividades pedagógicas foram realizadas em diversos espaços. “Os alunos saiam da sala de aula e realizavam atividades lúdicas e artísticas como contação de histórias ao ar livre e o ‘piquenique literário’, que inclusive despertaram muito a atenção das crianças”, destaca.
Resultados
De acordo com a professora, o projeto além de ajudar a motivar os alunos trabalhou o exercício da cidadania. “Essa transformação eu pude comprovar durante a cerimônia de encerramento em que os alunos se portavam de outra maneira, além de educados, fizeram leituras de agradecimento”, relembra.
Além disso, o desempenho escolar das crianças melhorou significativamente. “Quando o resultado da Provinha Brasil saiu, percebi que o projeto cumpriu o seu papel, pois todo eles saíram alfabetizados”, afirma.
Professora há mais de 20 anos no município, Sílvia Gonçalves sabe que ainda há muito que se fazer, principalmente em relação à escrita desses alunos. “Para um período tão curto de trabalho em meio a tantas adversidades estamos contentes”, finaliza.
Sobre a premiação
Desde 2005, o Prêmio Professores do Brasil divulga e premia diversos projetos inovadores realizados nas escolas públicas de todo o País. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o principal objetivo é dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas por professores, desde a educação infantil até o ensino médio.
Nesta 8ª edição, serão selecionados até 40 trabalhos, oito por cada região do País. Os autores dos trabalhos premiados receberão R$ 6 mil, troféus e certificados. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas on-line até dia 22 de setembro.
Os primeiros colocados em cada uma das oito subcategorias terão um adicional de R$ 5 mil. Além disso, as escolas em que foram desenvolvidas as experiências vencedoras ganharão placa comemorativa.
Podem concorrer ao prêmio professores atuantes nos sistemas públicos de ensino e em instituições comunitárias, filantrópicas e confessionais que mantenham convênio com as redes públicas de educação básica.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Portal do Professor
PROJETO ÁGUA: A IMPORTÂNCIA PARA NOSSAS VIDAS
1 – Apresentação: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.
2 – Justificativa: o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
3 – Objetivos gerais: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.
4 – Problematização: através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.
5 – Etapas Previstas:
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos;
3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais;
4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
6ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
7ª Etapa: visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
6 – Recursos didáticos: são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.
7 – Avaliação: deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
8 – Conclusão: Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
9 – Bibliografia:
- Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
- Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
FONTE https://educador.brasilescola.com/orientacoes/projeto-agua-importancia-para-nossas-vidas.htm